sábado, 13 de agosto de 2011

ASPECTOS URBANOS - Artes Visuais e Poesia 14


Narrativa visual Urbana
Detalhe do grande Painel "Urbe" (100cm x 11 metros de extensão) do projeto "Aspectos Urbanos" - artes visuais e poesiaque conta atualmente com a participação de (setembro de 2011) de 76 poetas e 140 poemas ilustrados gentilmente cedidos pelos poetas.



" Ó este povo que corre nas ruas e estas bandeiras e esses grito
s punhos fechados
enquanto as cobras os ratos e as aranhas da contagem se somem no chão

Ó estes olhos luminosos que apagam um a
um os frios olhos de
mercúrio que flutuavam
sobre as cabeças da gente da cidade"

José Saramago, O ano de 1993

Este detalhe do grande painel "Urbe" ilustra este poema, página 118 do CADERNO ESPECIAL 7faces, edição especial sobre a obra do grande escritor e poeta José Saramago, editado, diagramado e organizado pelo professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto, residente em Natal /RN e que dispensa comentários pela qualidade, beleza e estética da obra. Parabéns professor.

Variações de um mesmo tom: diálogos sobre a poesia de J Saramago é resultado de um conjunto de ensaios de professores de Brasil, Argentina e Portugal acerca da face menos conhecida da obra do escritor português: a poesia. Lançada em 14 de julho de 2011.(Texto retirado do site)
CADERNO ESPECIAL 7 faces – José Saramago

                       PINTANDO NA GALERIA ABCDÉF - 2012

                      
                           Esse Cartão de Natal foi "extraido" da obra no. 2 abaixo,
                           uma das três obras criadas durante o evento de pintando
                           na Galeria que teve como tema o "Natal". 


                   
                  
     Título: Natal na Paisagem Urbana - Técnica: Pastel óleo sobre papel

                 
                 

Nos reunimos nos dias 17 e 18 de dezembro /2011 na Galeria de Arte Abcdéf para um "Pintando na Galeria", tendo como sugestão de pesquisa, temas bíblicos, considerando a época. Foi um encontro muito agradável e uma convivência enriquecedora. Trocamos informações culturais, pintamos e desenhamos ao som de uma boa música. 

Participaram do evento os artistas: Olister Barbosa (da equipe do Centro Cultural de Contagem, do Projeto "Tudo A Ver"), Clecimar Andrade, Iara Abreu, Eliana Martins, Luiza Drumond, Jorge Santos (artista visual, professor e presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos em Belo Horizonte) e Eudson Zica. A Galeria fica à Rua Padre Eustáquio, 567, Bairro Carlos Prates, fone (31) 3278-4796

                                À Iara Abreu

                     Mão ampara, mão se move
                     Precisos gestos fecham gestalts
                     e entreabrem outras.
                     As linhas mobilizadas, são borboletras( *),
                     De sedas negras,
                     Em grafite, nankim, ébano, plúmbeas, 

                     Atras, pretas, pratas, cinzas, gris...
                     Remetem a todas as nuances
                     Das cores, das formas, das coisas...
                     Interpretas, com negras linhas,
                     As magníficas e espetaculares
                     Ou meras e singelas idéias, os seres
                     Do universo cromático de cada poema arquitetado
                     - e tuas arquiteturas, criatura criadora,
                     São das mais genuínas e puras,
                     Frutos de tua criatividade.
                     Garimpas com teu olhar de artista
                     Ó poeta visual dos aspectos urbanos,
                     Da Poiesis que te é ofertada,
                     Um todo mágico.
                     Cada pedaço das formas geométicas
                     Se desprende, e forma letras,
                     Cada letra em espiral,se aglomera
                     e remonta a geometria.
                     Curvas as retas e retificas as ondas dos arabescos
                     Que depois novamente se enroscam.
                     E assim nasce, no papel,
                     Um sortilégio de grafismos
                     Repartes tua arte em imaginário e real
                     E a partilhas, ilhas de beleza - onde voam "borboletras".*


                    * "Borboletras"; Neologismo criado pela poeta de Goiás,
                    falecida, Yeda Schmaltz (informações de Clevane Pessoa)
                    Clevane Pessoa Belo Horizonte, 30 /08/2010

Esse poema foi dedicado a mim, gentil e generosamente pela grande amiga Clevane Pessoa, Psicóloga, desenhista, jornalista (à época da ditadura), vários livros publicados, vários blogs, várias antologias. Um talento. Ela Participa desse meu projeto "Aspectos Urbanos" e de vários outros projetos por esse país e no exterior também tem muitas participações literárias. Esse poema a mim dedicado foi classicado e selecionado para publicação na Antologia "Veredas Literárias", Série Estações, volume 2, pg 26. Antologia por sinal belíssima, da ASSIS Editora Ltda, de Uberlândia-MG. A você Clevane o meu muito obrigado pela amizade e pelo talento deixado bem registrado para o público atual e futuro.
                   ATELIÊ ABERTO EM BRUMADINHO - 2011
                   Restaurante Dona Carmita 

                     
                    
                    
                   

                   
                   
                    
Pintamos ao vivo no dia 02 de outubro/2011, celebrando a chegada da primavera. O evento contou com a participação da Banda Dudu, Dida e Nenem, que nos presenteou com clássicos do Rock.O Ateliê aberto teve coordenação do artista plástico Fernando Perdigão e Arnaldo Rodrigues e aconteceu na Pousada e restaurante Dona Carmita, muito perto de INHOTIN. As obras ficarão em exposição no restaurante da pousado por um período.

Participaram desse ateliê aberto os seguintes artistas:
Iara Abreu, Katorze,Kássia Veloso, Fernando Perdigão, Henrique Dias, Olister Barbosa, Damasceno, Márcia Mourão, Helena Rodrigues, Clecimar Andrade, Joaquim Montiel, Mirtes Alves, Antônio Brasileiro, Maizena, Athos, Tunico dos telhados, Marcelo AB, JB Lazzarini, Isis Xangrilá, Markim Pinta, Martha Damaroto, Marley Damaroto, Mirna, Sinfrônio, Maristela Ricci, Agnaldo Gonçalves, Rogério Black, Patrícia Castaño, Geraldo Andrade e outros.

                       CENTENÁRIO DE CONTAGEM - 2011

                
                   rie "Aspectos Urbanos" aquarela, 25 x 35cm
                                
                   
                   
                   
                  
                  
Livro "100 artistas em comemoração ao Centenário de Contagem"
http://www.youtube.com/watch?v=ruU6_i92NV8&feature=related 
Livro Centenário por Olister Barbosa

Projeto e criação - Equipe Curadora do Projeto Tudoaver constituída por Fernando Perdigão, Henrique Dias, Marco Aurélio Godoy e Olister Barbosa
Editora: Prefeitura Municipal de Contagem - Apoio Big Shopping
Em comemoração aos 100 anos de emancipação política e administrativa do município, a Prefeitura de Contagem por meio da Coordenadoria de Cultura e do Big Shopping, lançam no dia 11 de agosto, às 20h, no Centro Cultural de Contagem o livro intitulado “100 artistas em comemoração ao Centenário de Contagem” sobre a diversidade artística exposta no Projeto Tudoaver ao longo dos últimos 12 anos. São 100 artistas participantes do projeto, reunindo nomes conhecidos do grande público como Amílcar de Castro, Yara Tupinambá, Fernando Lucchesi, Carlos Bracher, Marcos Coelho Benjamin, Marcelo AB, JB Lazzarini, Son Salvador, Quinho, artistas de Contagem como Roberto Rangel, Damasceno, Jair Leal, Maizena, Randolpho Lamonier e outros como Mary Lane Amaral, Maria Amélia, Hogenério, Iara Abreu, Leandro Gabriel, Adão Rodrigues, Fernando Perdigão e Henrique Dias (dois últimos também curadores do projeto).
O livro estimula a produção e difusão artística valorizando as diferentes expressões das artes plásticas e visuais como a pintura, escultura, grafite, fotografia, instalação, objeto, cerâmica, gravura e desenho. Terá distribuição gratuita para as bibliotecas públicas, centros culturais, galerias de arte, escolas, museus e outras instituições culturais. A exposição será montada em três espaços: Galeria do Centro Cultural (de 12 de agosto a 14 de setembro), Galeria da Prefeitura (de 12 de agosto a 14 de setembro) e Espaço das Artes do Big Shopping (de 15 de agosto a 14 de setembro). Serão expostas as 100 obras do livro, distribuídas entre os três espaços obedecendo critérios estilísticos, técnicos e dimensionais, conforme definição da equipe curadora. A visitação será das 9 às 17h, de segunda à sexta (Galerias do Centro Cultural e Prefeitura) e das 10 às 22h, de segunda a domingo (Espaço das Artes do Big Shopping). Contato: (31) 3352-5347 ou 8672-4120, 9317-0200, 8816-2056

http://www.facebook.com/media/set/? Centenário de Contagem

XXIII BH INTINERANTE - Educação Ambiental

                
Poema: Fátima Sampaio, ilustração Iara Abreu.
É uma bela homenagem feita pela autora à Serra do Rola Moça e que também faz parte do meu projeto "Aspectos Urbanos". Dia 03 três de agosto foi a abertura do XXIII BH Intinerante, curso deEducação Ambiental de coordenação do biólogo Aloísio Cardoso de Oliveira e da Filósofa e educadora ambiental, Fátima Sampaio. A abertura do evento aconteceu na sede do Parque Estadual da Serra do Rola Moça em um momento cultural com a participação do Frei Chico.Ver matéria e imagens nos links 
a=2185804&u=33758230&p=10826527#10826541
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.251371731550582.62269.100000332725153&l=0c9e33e25d&type=1Parque 
   
  
  foto Fátima Sampaio
Rosário intitulado "Um Rosário para três Franciscos". Francisco de Assis, Frei Francisco Van Der Poel e o Rio São Francisco. Esse Rosário é uma homenagem feita por mim, a três grandes Franciscos por motivos óbvios e relevantes que dispensam comentários. Ressalvo que o terceiro personagem, rio, embora não seja uma pessoa e esteja colocado por mim como tal, traduz em histórias a vida de vários personagens e/ou pessoas que estão arraigadas e incorporadas a ele personificando-o e dando-lhe alma.

PAINEL "INVENTOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE"


Painel 150cm x 350cm
Painel criado para a Fundação Torino em 2011
Pesquisando para criar esse painel, descobri informações muito interessantes e peculiares sobre vários inventos. Porém quero ressalvar o invento que na minha opinião possibilitou, acelerou e evoluiu a sociedade até os dias de hoje e continua sendo utilizada na sua forma primária, com algumas variações, a mais de 5000 anos, que é a roda.É um curinga no jogo da vida.Há que diga que a roda é a maior invenção da história. Vejamos que a utilização da roda e seu formado geométrico são utilizados complexa e infinitamente e que foi a partir dessa invenção que o homem começou a se locomover, a transportar mercadorias em um começo de comercialização entre os povos.Isso já caracterizava um intercâmbio cultural e comercial entre pessoas de um local para o outro, o que contribuiu para o desenvolvimento do comércio e sociedade. A roda desempenhou papel fundamental na engenharia, na maquinaria, desde as primeiras alfaias aos motores a vapor, das máquinas fotográficas até os relógios, das de calcular, das máquinas de escrever aos computadores e tecnologias avançadas e que ainda estão a ser apresentadas.
Anterior às rodas eram usados troncos de árvores para a locomoção de pessoas e grandes objetos e as primeiras rodas eram feitas de madeira.Posteriormente se acrescentaram pneus cheios de ar, que conferem mais comodidade.
Não se conhece o inventor da roda.

"OS POEMAS FORAM GENTILMENTE CEDIDOS PELOS POETAS"

   
TODOS OS LINKS DO PROJETO
22  http://iaraabreu.blogspot.com.br/2017/09/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html  Exposição em Ouro Preto, BHOOM - 
 Modernos e Eternos, poetas: Affonso Romano de Sant'anna, Alice Ruiz, Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, José Saramago,  Manoel de Barros, Miguel Astúrias, Múcio Góes, Paulo Leminsck, William Shakespeare, livros O menino dos pés coloridos e As viagens do Balão Sonhador
21   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2016/03/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html       Projeto/ exposição Certos Movimentos incertos, Exposição "Superlativo Feminino" (coletiva, partici-pação do painel "Para Guimarães ), exposição Shakespeare (Museu Mineiro-BH)     
20   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2015/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Expo em  Mariana-MG (2015), Na Casa dos Contos em BH(2015), Sobre Barragem de Bento Rodrigues, Affonso Romano, Augusto dos Anjos, Cícero,Fernando Schiavinato, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Mário Quintana,  Marcos Fabrício, Paulo Leminsck , Nela Rio,Rogério Zola (poema e texto), Livros SERRA e  Didático PPP (Editora Assis),projeto HAL - Hospital André Luiz 
19   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2014/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html     Exposição Aspectos Urbanos na PUC, Oficina / Diabetes na PUC – Minas Exposição na Casa Lima D’Artes, Exposição "Cidade, Geometria e Cores (2014), no Centro Cultural de Contagem, Cenário NIL LUS poetas de: Cícero Christófaro, Consuêlo Aragão, José Hilton Rosa, Marcos Fabrício, Vilson Barbosa,Yara Darin. 
18   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2014/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html     Painel Guimarães,Painel Diversidade Cultural(Fundação Torino),Pintando ao vivo em vários lugares, CINE Teatro Contagem, Galpão Paraíso e em Contagem- Poetas: Bianka de Andrade Silva,Iago Passos, Nina Reis, Pilar Rodrigues Aranda,Consuelo Aragão
17   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2012/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Saramago, livro objeto, expo O Olhar do Artista sobre o livro esquecido, projeto Colorindo vidas, projeto música para ver,Jaqueline Aisenman, João Evangelista, Leonardo, Leonardo, Luiz Otávio Oliani, Marcos Fabrício, Newton Emediato,Norália, Neruda e Todd 
16   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2012/04/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html       Aquarelas na Biblioteca Luiz de Bessa e eventos durante a exposição.
14   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2011/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Pintando na Abcdéf, Pintando em Brumadinho, Projeto Centenário Contagem, Fátima Sampaio, Abertura BH Itinerante 
13   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2011/05/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Projeto Sandra Veronese, Poema Clevane.Pintando na Serraria Souza Pinto, Clóvis Campelo, Leonardo de Magalhães, Plínio Sgarbi, Karina Araújo.
12   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Neuza Ladeira, Maria de Fátima Reis Martins,Efrain Bartolomé, Enrique Godoy Durá, Marco Aurélio Lisboa, Maurício Roque, aquarelas Pintando na Rodoviária
11   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/10/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_12.html     Pintando ao vivo em Contagem com exposição, Maria Luiza Falcão, Silvia Motta, Luiz Lyrio, Rosa Negra e Gabriel Bicalho, Thereza Cristina, Jorge Emil
10   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/10/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html     biblioteca Municipal, projeto HAL - Hospital André Luiz, Rogério Salgado, Ronaldo Werneck, Paulinho Andrade, Luiz Otávio Brandão, Darlan, Diovani, Ataneri
09  http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-oesia_22.html     Daniel de Cullá, Luciana Tannus, José Alcebíades, Valdeck, Luciana Campos, Jaak, Nelci,José Estanislau
08   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Clevane, Cláudio Bento, Cristina Carone, Enrique Godoy, Maria Luiza Falcão, Meire Mendonça, Marta Reis, Belô Poético.
07   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_8680.html      Alice Ruiz, Fátima, Bilá, Clevane, Ilda Brasil, Nela Rio, Regina Mello, Sebastiana
06   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_16.html      Luis Carlos, Teresinka, Vanessa, Lucia Brasil e Marco Llobus, exposição no Centro Cultural de Venda Nova
05   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      Graça Campos, Eduardo Rennó, J.S.Ferreira, Luiz Z.Pego e Tânia Diniz, Pintando ao Vivo no Big. Shopping, exposição Regional Barreiro
04   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/01/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_24.html      Clevane Pessoa, Maria Inês, J.B.Donadon, Dagmar, Luis Edmundo, Jorge Santos, Maria Moreira e Zane, Yeda –R. GUATÁ 
03   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/01/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html      France Gripe, Maria José Cecília de Melo, Marcos Assis, Waldemar,Wilmar, Octávio Roggiero, Maurício Roque, Max Silva Moreira, Fernando Aguiar
02   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2009/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e- poesia.html     Ana Carol, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Brenda e Bruno
01   http://iaraabreu.blogspot.com.br/2009/12/aspectos-urbanos.html       Poetas Ana Carol Diniz, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Brenda Marques e Bruno Grossi